Pular para o conteúdo

Código de conduta e ética
O jeito iFood de fazer a coisa certa!

novembro/2017

Palavra do presidente

O iFood é a maior (e mais sensacional) plataforma de delivery da América Latina, fazemos milhares de pessoas felizes ao redor do mundo quando levamos comida para alimentar momentos importantes do seu dia. Além disso, nos enche de orgulho e prazer saber que alavancamos o negócio de inúmeros restaurantes.

Essa trajetória de sucesso é marcada pela garra, empenho e comprometimento de cada um dos nossos colaboradores. Desde o começo, sabemos que você é uma peça chave para o nosso desenvolvimento contínuo.

Neste sentido, todos nós temos a responsabilidade de conduzir nossos negócios de forma a sermos vistos, dentro e fora do iFood, como uma empresa que aplica boas práticas nos mais elevados padrões do mercado, por isso estamos divulgando nosso Código de Conduta e Ética.

O Código de Conduta e Ética do iFood é a união dos valores que orientam nossas decisões e ações diárias. Ele fornece as bases para que todos os nossos colaboradores possam tomar decisões consistentes e íntegras, entendendo as implicações técnicas e legais a que estamos expostos, individual e coletivamente. É o que chamamos de jeito iFood de fazer a coisa certa.

Mas fique atento: este Código vai ajudá-lo a entender situações de risco, mas não consegue prever toda e qualquer situação que você vai enfrentar no seu dia-a-dia.

Quando tiver dúvidas, consulte a equipe de Compliance.

Obrigado pela sua dedicação contínua ao iFood e pelo comprometimento em manter a excelência nos serviços e experiências que levamos à vida das pessoas!

Carlos Moyses CEO

índice

1. introdução

Afinal, o que é o Código de Conduta e Ética do iFood?

A resposta é simples: ele representa nosso compromisso em manter um comportamento responsável, transparente e de respeito mútuo entre as pessoas.

Nossos colaboradores tomam decisões que impactam a imagem da nossa marca diariamente, e essas ações também moldam a forma como o mundo nos enxerga. Por isso, é muito importante que cada um de nós conheça e aja de acordo com o jeito iFood de fazer a coisa certa, não é?

Isto significa sempre agir de maneira íntegra e de acordo com a lei. Devemos colocar os interesses dos nossos usuários e parceiros em primeiro lugar, acima dos interesses da própria empresa. Mas sabemos que nem sempre é fácil entender qual a decisão certa a tomar em determinadas situações, e por isso, criamos este Código para guiar sua compreensão.

É responsabilidade de cada um de nós agir seguindo nossos princípios de boas práticas e estimular todos a fazerem o mesmo. Se você suspeitar ou souber de alguma ação contrária ao nosso Código entre em contato com a equipe de Compliance ou por meio dos nossos canais de denúncias.

Todo dia surgem novas oportunidades de fazer a coisa certa. Permita que o nosso Código e o seu bom julgamento sejam o seu guia!

2. propósito

Revolucionar o universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa.

3. valores

Temos fome de:

  • Fazer mais com menos e mais rápido
  • Desenvolver todo o ecossistema da alimentação
  • Ter as melhores e mais inovadoras soluções do mercado
  • Atingir resultados incríveis como fazemos
  • Paixão
  • Responsabilidade
  • Simplicidade
  • Juntos

4. extensão da aplicação do código

Podemos dizer que o Código de Conduta e Ética é aplicável ao iFood e a todas as empresas e negócios da marca. Dessa maneira, ele deve ser observado por todos os colaboradores (permanentes ou temporários), acionistas, membros do conselho de administração, terceirizados, prestadores de serviços, despachantes, entre outros.

Lembre-se: Ao contratar ou negociar com um terceiro, você deve se certificar de que ele conhece e aceita os termos do nosso Código de Conduta e Ética.

Esperamos que todos que trabalham com a gente – direta ou indiretamente – estejam de acordo com os nossos padrões de integridade.

5. princípios de conduta corporativa

Entenda como o nosso Código se aplica a cada público.

5.1. com os nossos restaurantes parceiros

Nossos parceiros são peça chave do nosso negócio e trabalhamos muito para o seu sucesso, né? Por isso, os problemas deles são nossos também e procuramos propor soluções que atendam suas necessidades.

Devemos lidar de modo justo e íntegro com os nossos parceiros, de acordo com os procedimentos estabelecidos nas políticas e regulamentos internos da nossa empresa. Desta forma, nenhum colaborador deve tirar proveito indevido de qualquer parceiro com declarações falsas ou qualquer prática comercial injusta ou ilegal.

Lembre-se: Os interesses dos parceiros vêm acima dos nossos interesses próprios.

Pergunta: Um dos representantes de nossos restaurantes parceiros diz não estar satisfeito com a nossa empresa e pede algumas vantagens em troca para continuar conosco. Como devo proceder?

Resposta: Você deve recusar qualquer solicitação de vantagem indevida e comunicar imediatamente a equipe de Compliance para que providências sejam tomadas em conjunto com a área responsável.

5.2. com os nossos colaboradores

Aqui no iFood, queremos que todos se sintam o mais à vontade possível para trocar ideias e opiniões. Não existem barreiras físicas ou hierárquicas quando o assunto é realizar coisas bacanas juntos. A divisão de áreas e departamentos existe apenas para facilitar a gestão de pessoas e dos trabalhos, mas devemos sempre trabalhar em conjunto.

E já que somos um dos maiores experts em delivery do mundo, queremos também ser um dos maiores experts em comemoração! Aqui, levamos a sério os momentos de integração e sabemos que eles são essenciais para que a gente consiga surpreender cada vez mais nossos usuários e parceiros.

Pergunta: Sou da área do Financeiro do iFood, mas tive uma ideia para facilitar o processo de outra área. Como posso fazer com que minha ideia seja ouvida?

Resposta: Você pode entrar em contato com as áreas de RH/Comunicação.

5.3. com os nossos usuários

Para fazer a diferença na vida dos nossos usuários, precisamos estar realmente comprometidos e conectados. Nosso negócio começa com a promessa de um delivery perfeito, mas nosso trabalho vai além disso.

Com esse objetivo, fazemos questão de tratar todos os nossos usuários com gentileza e respeito. Nosso time é incrível e especialista em ouvir, entender e ajudar, devemos sempre manter uma relação de confiança e transparência com nossos usuários.

5.4. com a sociedade

Queremos impactar e mudar o mundo por meio da comida e das relações criadas ao redor da mesa. E quando o assunto é fazer o bem, nossa fome não acaba nunca!

Por isso, queremos mais do que ser uma empresa expert em delivery: queremos desenvolver negócios e promover o crescimento sustentável. Apoiamos diversas causas em que acreditamos e desenvolvemos projetos que têm a nossa cara e nossa essência.

Pergunta: Gostaria de saber mais sobre esses projetos sustentáveis para contribuir no que for preciso. Como devo proceder?

Resposta: Converse diretamente com o seu gestor para entender melhor no que você pode ajudar.

5.5. com fornecedores e prestadores de serviço

As interações com nossos fornecedores e prestadores de serviços devem estar de acordo com nossos padrões de conduta e esperamos que eles adotem as mesmas práticas de integridade. Além disso, a contratação de fornecedores deve ser baseada em critérios objetivos, de acordo com procedimentos estabelecidos em nossas políticas e regulamentos internos que podem ser encontrados no Portal iFood.

Pergunta: Um fornecedor que já está dentro da empresa não tem apresentado o mesmo comprometimento do início. Com quem devo tratar o assunto? Diretamente com ele ou com meu gestor?

Resposta: Você deve procurar seu gestor para que, em conjunto, possam definir a melhor maneira de tratar o assunto com o fornecedor. Sempre seguindo as boas práticas de integridade e de mercado, e evitando situações que possam ser má interpretadas. Caso seja necessário, consulte a equipe de Compliance.

5.6. com a concorrência

O iFood está comprometido em ser a melhor plataforma de delivery, mas não a todo custo: devemos superar a concorrência de maneira legal e dentro da estrutura do livre mercado, ok?

Qual o jeito iFood de fazer a coisa certa?

  • Usamos apenas meios legítimos para obtermos informações competitivas.
  • Respeitamos as informações confidenciais e os direitos de propriedade intelectual dos concorrentes.
  • Não realizamos ações que possam ser interpretadas como anticompetitivas, monopolistas ou contrárias à lei, como, por exemplo, acordos de preços ou outras taxas.

Pergunta: Um conhecido teve acesso a uma informação não-oficial do concorrente que vai nos ajudar a fechar um negócio muito importante em primeira mão. Devo compartilhar essa informação com a minha equipe?

Resposta: Não. O iFood não realiza negócios de forma que possa ferir as boas práticas concorrenciais e as legislações que as regulam. Toda prática anticompetitiva é proibida.

Atenção: Violações das leis antitruste ou de concorrência podem resultar em penalidades legais graves para nossa empresa e acusações criminais para quem estiver envolvido em tais práticas.

5.7. com entidades do governo

Temos o compromisso de cumprir com toda a legislação onde nosso serviço é realizado, em especial as legislações anticorrupção que abordaremos no item 8.3. deste Código. Nossas necessidades de negócios nunca devem ser influenciadas pela corrupção.

Por isso, é contra nossa política oferecer qualquer vantagem como pagamentos, presentes, ou acordos especiais a agentes do governo para facilitar ou influenciar determinado processo.

Lidamos honestamente e dentro da lei em qualquer interação com o governo e nossos fornecedores e parceiros devem adotar as mesmas práticas ao se relacionarem com o Poder Público.

Atenção: Se tiver conhecimento de alguma conduta ou acordo corrupto (potencial ou real), denuncie!

Pergunta: Um agente público fez solicitações inadequadas para liberar um documento importante. Como resolvo essa situação?

Resposta: A situação deverá ser reportada imediatamente ao Compliance, que tomará as medidas cabíveis em conjunto com o Jurídico e a área interessada. Não toleramos negócios influenciados por atos ilícitos de agentes públicos. Você deve recusar qualquer solicitação inadequada, mesmo que isso resulte na perda de um negócio para o iFood.

5.8. com o meio ambiente

Como temos nosso compromisso com a sociedade, devemos seguir as leis e os regulamentos ambientais, e favorecer o desenvolvimento sustentável. À medida que expandimos nossos negócios, pretendemos contribuir para as comunidades que operamos, desenvolver nossos colaboradores, contribuir para a prosperidade econômica geral e minimizar nosso impacto no meio ambiente.

Pergunta: O que posso fazer no dia a dia para contribuir para o crescimento sustentável da nossa empresa?

Resposta: Além de sempre estar em conformidade com leis e regulamentos, você pode se envolver em iniciativas de promoção do crescimento sustentável de nossa empresa. Você pode, por exemplo, participar de projetos de valorização e aprimoramento de talentos. Fale com seu gestor ou com as equipes de RH e Comunicação.

6. o ambiente de trabalho

A essência do jeito iFood de ser aplicada no dia a dia.

6.1. responsabilidade dos colaboradores

No iFood, cada um de nossos colaboradores é responsável por:

  • Agir sempre em conformidade com a lei e com as políticas aplicáveis à sua função.
  • Conhecer, entender e cumprir os valores éticos contidos neste Código e o jeito iFood de fazer a coisa certa.
  • Participar dos treinamentos e demais atividades sobre nosso Código de Conduta Ética e outras políticas relacionadas.
  • Buscar ajuda da equipe de Compliance sempre que tiver dúvidas sobre dilemas de tomada de decisão ou sobre a aplicação das disposições deste Código.
  • Comunicar dilemas éticos ou situações complexas que levantem suspeita de violação deste Código ou de legislação.
  • Manter sigilo e colaborar com qualquer investigação que envolva questões dispostas neste Código.

6.2. responsabilidade dos gestores

O gestor de cada equipe é responsável pelas obrigações a seguir:

  • Dar o tom ético da empresa e liderar pelo exemplo.
  • Promover os valores que garantem a excelência de nossos serviços, motivando os colaboradores a agir com integridade em todas as suas interações.
  • Demonstrar que respeita e cumpre todas as disposições legais e deste Código.
  • Colocar o jeito iFood de fazer a coisa certa acima dos objetivos do negócio sempre que houver conflito entre eles.
  • Reportar a equipe de Compliance caso saiba de alguma violação aos padrões éticos da empresa ou de legislação.
  • Manter um ambiente aberto de comunicação, encorajando os colaboradores a esclarecerem suas dúvidas sobre nosso Código.
  • Estimular a denúncia de suspeitas, violações de legislação ou das disposições deste Código.
  • Jamais acobertar ou ignorar problemas de natureza ética.
  • Não retaliar, constranger ou pressionar um colaborador por levantar uma questão de conduta ética ou por colaborar com uma investigação.
  • Não influenciar ou interferir no curso de investigações.

6.3. saúde e segurança

Nós nos preocupamos com você e, por isso, estamos comprometidos em proteger a saúde e a segurança de todos que trabalham conosco, direta ou indiretamente.

Apesar de termos cerveja e outros tipos de bebida disponíveis em alguns de nossos escritórios, tenha em mente que você deve aproveitar com moderação, e nunca beber de um modo que traga perigo às pessoas ao seu redor, ou que viole a lei ou nosso Código.

Lembre-se também de zelar por uma condução responsável e segura, prevenindo infrações e acidentes de trânsito.

Atenção: O uso de substâncias ilegais ou o porte de armas em nossos escritórios e eventos é estritamente proibido.

6.4. antiassédio

É importante que nosso ambiente de trabalho seja saudável de todas as maneiras.

No iFood, assédio, condutas ofensivas e desrespeitosas não são toleradas.

Por assédio, entenda qualquer ato indesejável que crie um ambiente de trabalho intimidador, ofensivo ou hostil, como por exemplo:

  • Comentários ofensivos ou degradantes,
  • Assédio sexual,
  • Calúnias de qualquer tipo,
  • Demonstração de hostilidade em função de características individuais.

Se você se sentir assediado por alguém (qualquer pessoa, não importa o cargo), não se cale: converse com a equipe de Compliance ou faça uma reclamação nos nossos canais de denúncia. A denúncia pode ser feita anonimamente.

Pergunta: Presenciei mais de uma vez condutas ofensivas de um colaborador com um membro de sua equipe. Devo fazer a denúncia mesmo que eu não seja a pessoa assediada em questão?

Resposta: Sim. Não aceitamos, de qualquer maneira, o assédio em nossos ambientes de trabalho! É dever de todos os colaboradores do iFood preservar o bom ambiente de trabalho e cumprir com as disposições de nosso Código.

6.5. não discriminação

Temos o compromisso de respeitar a diversidade, os talentos e as habilidades das pessoas.

Não devemos tomar decisões no ambiente de trabalho com base em cor, gênero, orientação (política ou sexual), religião, naturalidade ou qualquer outro tipo de discriminação. Todos devem ser tratados de maneira justa, com respeito e dignidade.

Qualquer decisão relacionada ao ambiente de trabalho e carreira a respeito dos nossos colaboradores e candidatos deve ser baseada em mérito, qualificação e desempenho relativos ao cargo, sem considerar características não relacionadas às atividades daquela pessoa.

7. Ativos do grupo

Como lidar com os bens e patrimônios da nossa empresa?

7.1. utilização de ativos e dispositivos tecnológicos

A tecnologia é uma importante aliada do nosso sucesso. Por isso, nossas ferramentas e sistemas de tecnologia da informação são confiados ao nossos colaboradores para fins comerciais autorizados.

É importante lembrar que, no dia a dia, devemos utilizar essas ferramentas com responsabilidade e bom senso, sempre zelando para não comprometer a segurança das nossas informações e a eficiência dos dispositivos.

Atenção: a qualquer momento podemos monitorar, auditar, acessar, dentre outras ações, sem aviso prévio, as ferramentas de comunicação, incluindo seu conteúdo e uso – e-mails, telefones, correio de voz, internet e outros sistemas da empresa – na medida permitida por lei.

Para ajudar a proteger nossos sistemas de informação você precisa estar ciente e sempre tomar os cuidados a seguir:

  • É proibido o compartilhamento de suas senhas com outros colaboradores. As senhas são pessoais e intransferíveis.
  • Sempre bloqueie seu computador ou notebook ao se distanciar ou sair da estação de trabalho
  • Em locais expostos, não deixe nenhum dispositivo tecnológico desacompanhado.
  • O acesso a sites com conteúdo inadequado e/ou ofensivo é proibido.
  • Os dispositivos devem ser protegidos de uso indevido, furto, perda, dano ou sabotagem.
  • O envio de informações falsas, depreciativas ou mal-intencionadas utilizando nossos dispositivos é proibido.

7.2. confidencialidade de informações

Tão importante quanto a tecnologia, são as informações do nosso negócio.

Compartilhamos em nossa rotina em equipe diversas informações confidenciais como informações financeiras, de produtos, de restaurantes parceiros, dos usuários e muitas outras. Todos nós temos a obrigação de garantir que todas essas informações permaneçam confidenciais, não as tornando públicas para outras pessoas fora do iFood sem a devida proteção.

Em algumas situações, como em um determinado projeto ou negociação, pode haver a necessidade do compartilhamento de informações confidenciais. Nesses casos, o compartilhamento só poderá acontecer após a assinatura de um acordo de confidencialidade.

Dúvidas em como proceder? Fale com o pessoal do Jurídico se precisar de ajuda, eles poderão te auxiliar com o procedimento correto.

7.3. propriedade intelectual

Tudo que nossos colaboradores criam para o iFood pertencem à nossa empresa.

As criações de propriedade intelectual incluem nossas marcas registradas, direitos autorais, logotipos, peças de design, patentes, invenções, desenvolvimento de software, segredos comerciais, entre outros.

O valor de nossas propriedades intelectuais é inestimável e deve ser protegida. Para que um terceiro tenha acesso à elas, será necessário autorização formal.

Consulte o pessoal do Jurídico para que eles ajudem você nesse processo.

7.4. livros e registros contábeis

Para proteger os ativos da nossa empresa, temos a contabilidade interna. Nossos livros contábeis e demais registros financeiros devem refletir apropriadamente todas as transações realizadas.

Devemos garantir que todas as informações de nossos registros financeiros sejam completas, precisas, realizadas no tempo correto e de maneira compreensível.

Se qualquer registro parecer suspeito por qualquer motivo ou estiver incorreto, fale com seu supervisor ou com a equipe de Compliance.

7.5. responsabilidade com acionistas

Integridade e transparência são peças chave em nosso ambiente de trabalho.

Criamos valor para os nossos acionistas colocando os interesses dos nossos parceiros, nossos usuários e da nossa empresa sempre em primeiro lugar, além de manter os registros contábeis precisos e zelar por nossos recursos, propriedade intelectual e confidencialidade.

7.6. auditoria e investigações

Auditorias internas ou externas podem acontecer em algum momento, e você pode ser solicitado a participar. Se isso acontecer, esperamos que você coopere e seja honesto.

Qualquer investigação ou auditoria é realizada para proteger os ativos e a integridade do iFood. Precisamos saber se há algo errado para que possamos consertar nossos erros e processos.

7.7. antifraude

Podemos dizer que uma fraude acontece quando alguém utiliza recursos da nossa empresa inadequadamente, ocultando, alterando ou falsificando documentos ou informações em benefício próprio ou de terceiros. A fraude pode ter o objetivo de ganhar algo de valor (como alcançar uma meta) ou para evitar consequências negativas (como uma sanção).

Se você desconfiar que nossa empresa está sendo vítima de fraude, você pode fazer uma denúncia anônima por meio dos nossos canais de comunicação ou conversar diretamente com a equipe de Compliance.

8. integridade nos negócios

Transparência como prioridade de boas práticas.

8.1. conflito de interesses

Como sabemos, devemos ter a responsabilidade de sempre agir em favor dos nossos parceiros e usuários. Desta forma, se a capacidade de tomar uma decisão puder ou pareça ter sido influenciada em razão de interesse ou vantagem particular, haverá conflito de interesses.

Estar em uma situação de conflito de interesses não é algo pelo qual você será penalizado. Contudo, esconder essa situação de maneira proposital é uma violação ao nosso Código e pode gerar penalidades.

Situações de conflitos de interesses podem não ser tão facilmente identificadas. Em caso de dúvidas, apresente a situação para a equipe de Compliance e consulte a política específica.

Por fim, devemos evitar qualquer situação que possa nos colocar em uma posição imparcial, seja um conflito de interesses real ou a aparência de um conflito.

8.2. brindes, presentes, refeições, hospitalidade e entretenimento

Sabemos que no decorrer das nossas atividades, é normal que ofereçamos ou recebamos algumas cortesias com a finalidade de construir relações. Mas como observamos anteriormente, é proibido oferecer ou receber qualquer tipo de vantagem que influencie decisões comerciais de maneira inapropriada ou resulte em vantagens indevidas.

O iFood estabelece parâmetros para que nossos colaboradores possam aceitar e oferecer cortesias comerciais com segurança e sem risco de aparentar algum tipo de ilicitude. Em caso de dúvidas, verifique a política disponível no portal iFood.

8.3. corrupção, suborno e propina

No iFood não são tolerados negócios influenciados por atos de corrupção. Não se deve pagar ou receber propinas, subornos ou qualquer tipo de gratificação em negociações com agentes públicos ou indivíduos do setor privado.

Se você estiver em uma situação como essas, se recuse a pagar ou aceitar uma propina, gratificação ou qualquer tipo de vantagem, mesmo que isso resulte na perda de um negócio para a nossa empresa.

Temos o compromisso de obedecer às legislações anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro tais como, mas não somente: a lei brasileira no 12.846/13, a Foreign Corrupt Practices Act (“FCPA”, Lei contra Práticas de Corrupção no Exterior) dos EUA e a UK Bribery Act (“UKBA”, Lei Antissuborno do Reino Unido).

Atenção: Caso algum agente público demonstre que, para tratar de determinado assunto, será devida ou cobrada alguma vantagem a quem quer que seja, o contato deve ser interrompido e o assunto deve ser imediatamente levado a equipe de Compliance.

Consideramos agentes públicos todos aqueles que exerçam qualquer função pública em órgãos e/ou entidades estatais (seja em nível federal, estadual ou municipal), ou em empresas controladas, direta ou indiretamente pelo Estado, como listado a seguir:

  • O governo em qualquer nível (funcionários da alfândega, membros das forças armadas, policiais, candidato ou funcionário de partido político incluindo pessoal não remunerado, etc.).
  • Organização pública internacional (Banco Mundial, entre outras).
  • Empresa de propriedade do governo ou controlada por ele (funcionários de serviços estatais, empresas de energia, hospitais, etc.).
  • Empresa prestadora de serviços contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da administração pública (concessionárias de serviço público, entre outras).
  • Lembramos que todas essas restrições aplicam-se também à funcionários públicos estrangeiros, ok?

8.4. informações privilegiadas

Se em algum momento de seu trabalho você tiver conhecimento de informações privilegiadas que não sejam de conhecimento público, não as divulgue dentro da nossa empresa.

Devemos obter informações de nossos competidores de maneira íntegra, agindo sempre de acordo com as práticas concorrenciais. Em caso de dúvidas como proceder, consulte equipe de Compliance.

8.5. lavagem de dinheiro

Lavagem de dinheiro é um crime que consiste em disfarçar a origem de recursos ilegais. Quem realiza a operação faz com que o lucro obtido por meio de atividades criminosas (como o tráfico de drogas, por exemplo) seja dissimulado ou escondido de maneira a aparecer como resultado de uma operação comercial legal, sendo absorvida pelo sistema financeiro naturalmente.

Devemos estar atentos e verificar se estamos negociando com clientes e parceiros respeitáveis e com recursos financeiros legítimos. Em caso de suspeitas de atividades ilegais por parte de restaurantes parceiros, cliente final ou colaborador, informe imediatamente a equipe de Compliance.

8.6. privacidade de dados

Devemos lidar com as informações pessoais dos restaurantes, dos nossos clientes finais ou dos nossos próprios colaboradores com total sigilo e segurança.

Além disso, o acesso a essas informações deve ser realizado apenas pelos colaboradores que irão trabalhar diretamente com elas, não devendo ser repassadas interna ou externamente, a não ser que haja exigência legal para a divulgação. Por isso, sempre consulte o Jurídico ou o Compliance antes de divulgar qualquer informação confidencial acerca de terceiros.

8.7. doações ou patrocínios

Consideramos cuidadosamente a realização de doação ou patrocínio, levando em consideração os pontos a seguir:

  • Não deve influenciar ilegalmente um resultado comercial.
  • Deve ser feita para uma organização legítima.
  • Ser formalizada e aprovado pelo Jurídico e pelo Compliance.
  • Não deve contemplar doações políticas.

Para mais informações, consulte a equipe de Compliance.

9. os guardiões do código

Conheça a equipe que está sempre pronta para ajudar.

9.1. compliance

O papel da equipe de Compliance é a manutenção da integridade e reputação da empresa garantindo o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis ao iFood.

Dentre várias tarefas, nossa equipe de Compliance é a responsável pela confecção e atualização deste Código e de todas as políticas da nossa empresa, pela realização de treinamentos, diligências, análises de controles e auditorias, execução de monitoramentos e testes, condução de investigações, entre outros.

Assim, qualquer dúvida (qualquer mesmo, tá!?) que você tiver acerca de leis, regras, regulamentos, Código de Ética, políticas ou questões relacionadas a Compliance, entre em contato com nossa equipe.

9.2. denúncias

Quando desrespeitamos nossas políticas, colocamos em risco tudo aquilo que construímos com dedicação e amor em nosso dia a dia de trabalho.

Deste modo, se você souber de qualquer irregularidade ou descumprimento deste Código, de nossas políticas ou da lei por qualquer pessoa com ligação ao iFood, denuncie! É dever de todos zelar pelo patrimônio e reputação da nossa empresa.

Fique tranquilo: a denúncia pode ser realizada de forma anônima.

9.3. investigações

Qualquer denúncia sobre suspeitas de violações do nosso Código, políticas ou da lei serão encaradas com seriedade e serão imediatamente analisadas.

Se solicitado, colabore completamente com uma investigação. Contamos com sua ajuda!

9.4. ações disciplinares

O descumprimento deste Código ou das nossas políticas pode levar a sanções internas, de acordo com a gravidade da infração cometida, como por exemplo:

para funcionários do grupo iFood

  • Advertência e reciclagem do treinamento de Compliance.
  • Advertência formal.
  • Perda ou corte de remuneração variável.
  • Transferência para outra função.
  • Suspensão.
  • Demissão com justa causa.

para prestadores de serviços

  • Notificação.
  • Rescisão Contratual.

para restaurantes

  • Notificação
  • Suspensão
  • Exclusão

Os gestores de cada área, juntamente com o Departamento de Recursos Humanos e o time Jurídico, serão responsáveis por aplicar as devidas sanções. Para mais informações, consulte nosso Procedimento de Aplicação de Medidas Disciplinares.

9.5. proteção contra retaliações

No iFood não existe espaço para retaliação. Por isso, não toleramos atos deste tipo contra qualquer pessoa que faça uma denúncia ou participe de investigações de boa-fé.

Atos de retaliação podem levar a ações disciplinares contra aquela pessoa responsável pela retaliação.

9.6. vigência e aplicação

Nosso Código de Conduta e Ética passa a valer a partir da data de sua publicação, valendo por tempo indeterminado. A cada 12 meses deve ser atualizado, ou quando da alteração de legislações, regulamentações e/ou normas que possam demandar sua revisão.

Ficou com dúvidas?

Sempre avalie os potenciais riscos que suas ações ou decisões podem causar e pense:

"Estou confortável com as ações que pretendo tomar?”

"Seria confortável explicar minhas decisões ou meu comportamento para o Board da empresa, para minha família, amigos e até mesmo para a mídia?”

Lembre-se!
O mais importante é sempre estar de acordo com o jeito iFood de fazer a coisa certa.